Amo Hamsters

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como manter um pet aquecido no frio


No inverno e em cidades frias, alguns tipos de animais podem sofrer com a falta de aquecimento no local onde dorme.
O que pode ser feito para mantê-lo quentinho e evitar doenças causadas pelo frio.
Hamsters e pequenos: São muito afetados pelo frio. Como sua origem é desértica, seu corpo não é projetado para aguentar o frio abaixo de 15 graus. Então, a gaiola deve ser mantida de preferência num cômodo quente (lavanderias e banheiros, nem pensar), longe de ventilação direta e longe do sol. Se possível, longe de janelas e acima do nível do chão. O ideal é também oferecer ao animal alimentos como sementes de girassol, um pano limpo e pequeno de tecido natural e pedaços de papel higiênico, para que ele construa o ninho.
http://flickr.com/photos/hinaet/369167088
Gatos: Gatos costumam sair de casa durante o dia ou à noite, mas o período que ele estiver com a família, mantenha-o dentro de casa, ofereça cobertores e uma cama macia. Dependendo do animal, até aceita que seja colocada uma roupinha especial, que pode ajudar no aquecimento. Gatos com bastante pêlos evitam problemas com o frio, tendo mais dificuldade de adaptação com o verão.
Cães: Evite deixar o animal fora de casa sem proteção de uma casinha ou ambiente semi-fechado. Deixar o animal dormindo no chão pode ser muito prejudicial em dias frios.
http://flickr.com/photos/ebolasmallpox/471316236
Raças grandes podem ter problemas extras, pois existe maior dificuldade de locomoção quando o clima está intensamente frio, principalmente animais velhos. A artite e artrose fazem o pet mal se locomover, pois como todos sabem, tudo dói mais quando está frio.
Mantenha uma casinha com cobertores para seu cão, caso ele durma fora de casa. Se ele tiver pouco pêlo, verifique nas pet-shops uma roupinha de tecido natural, mas fique de olho: alguns pets tem alergia.
Dentro de casa existe menos problema, mas é sempre bom disponibilizar cobertores e até mesmo uma roupinha.
Peixes: Infelizmente, existe pouco a se fazer, mas o bom é ter um termostato e deixar a água sempre na temperatura ideal.
Outros pets: Os cuidados especiais que devem ser tomados com outros pets são:
  • evitar que fiquem em locais frios e úmidos, como banheiros e lavanderia;
  • disponibilizar cobertores e panos limpos de tecido natural, verificando se o animal não vai comê-los;
  • dependendo do animal, experimentar colocar uma roupa e ver se o pet se adapta bem à ela;
  • evitar achar que o frio está grande demais e acabar por superaquecer o pet, que pode também ser um problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário